Eurogrupo elegeu Mário José Gomes como novo presidente


Foi eleito um Presidente do Eurogrupo pelo Ministro das Finanças da zona euro. É Mário José Gomes de Freitas Centeno, mais conhecido por Mário Centeno. Desde 2015, é Ministro das Finanças de Portugal e Presidente do Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Antes de assumir o cargo de Ministro das Finanças e de Presidente do Eurogrupo, o Sr. Centeno ocupou vários cargos em diferentes instituições.  Não foi difícil para ele ocupar uma variedade de cargos com uma sólida formação académica. Ele tem dois mestrados – primeiro em Matemática Aplicada, ISEG-UTL em 1993, segundo em Economia, Universidade de Harvard, EUA em 1998 – e um doutorado em Economia, Universidade de Harvard, EUA em 2000.

Após a obtenção da licenciatura e da licenciatura em Economia, foi economista no Banco de Portugal. No exercício destas funções, foi também membro do Conselho Editorial da Revista de Economia Portuguesa. O Sr. Centeno é um economista de renome e professor universitário.

Poucos anos depois, até 2005, tornou-se membro da Comissão Executiva da Associação Europeia dos Economistas do Trabalho. Durante um ano, foi membro da Comissão do Livro Branco das Relações Laborais e, durante seis anos, foi Presidente do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento das Estatísticas Macroeconómicas do Instituto Nacional de Estatística (INE). Foi professor no ISEG da Universidade de Lisboa em 2014.

Desempenhou ainda diversos cargos no Banco de Portugal. Para além de economista, foi também Director Adjunto do Departamento de Estudos Económicos e membro do Comité de Política Económica da Comissão Europeia durante nove anos. Foi também Administrador do Conselho de Administração do Banco Central (Banco de Portugal).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *